Andamento

Saturday, November 06, 2004

Eu amo a música...

Hoje acordei como em qualquer outro dia....abrir a janela, olhei para o relógio...6h40.. Sempre gostei de acordar cedo, de me ir adaptando a mais um dia e de ir escorregando de música em música e de costume em costume... parei o cd e comecei a ouvir a rádio e a me perder entre os sons da rua, da minha vizinha de cima, da música e do meu próprio comportamento...Tudo isto era habitual...mas não encaro a rotina com qualquer negativismo...ela organiza...ela organiza-me...Por volta das 9 horas, o carteiro, desengonçado e perdido no seu saco hoje mais enorme do que em qualquer outro dia, tocou á porta e disse apressadamente: aviso nacional importantíssimo! Apela-se á solidariedade e nacionalismo da todos! ...De modo tranquilo, dirigi-me para o meu sofá, sentei-me...parei...porquê? porquê aquele aparato? O mistério seria resolvido... abri a carta, um envelope selado pequeno, com uma folhinha aparentemente insignificante...mas em letras garrafais, logo na primeira linha dizia : o que se pode esperar de si??? O que se pode esperar de mim?? pensei... Música! Música! Talvez possa soar-vos estranha esta minha determinação mas ela é a consequência natural do que tem sido a minha vida. Ainda hoje ouço lá ao fundo o som do saxofone do meu pai... Nunca me esqueci de ti, paizinho mesmo quando foste embora, quando foste e nunca mais... Continuei a ler a carta...apelava à mobilização de todos, cada um dando o seu melhor, para enfrentar uma crise económica e de valores que o país atravessava. Todo aquele texto não era para mim novidade...A minha vida sempre teve um fio condutor, um objectivo...as pessoas são o que são pelo que fazem...e eu sempre quis fazer Arte! Arte! marcar o mundo com as cores de um pincel, com as palavras de um texto...ou fundamentalmente pela grandiosidade da união entre sete notas musicais...só as acções, só os gestos marcam de algum modo a nossa presença...só eles permanecem no tempo...Eu amo a música...cada som, cada fonema, cada combinação...cada um tem um real significado...lembram-me um minuto, uma emoção...enchem e organizam o meu pensamento...fazem com que a minha vida seja uma pauta metódica, rítmica, colorida
- Coitado! Faz-me lembrar aquele pobre diabo que andava na notre dame. É este o efeito terrível que a ausência da acalmia da música, provoca no desenvolvimento de uma alma. Apenas sete notas musicais e tantas combinações...tantos bons exemplos para seguir ...
Ouve! Ouve! Esquece tudo e ouve...esta música, aquela...sente! perde-te nas palavras, encontra-te nas sonoridades !

Maria Alexandra

0 Comments:

Post a Comment

<< Home